quarta-feira, 28 de março de 2012

Conselhos...

Caminhava eu na rua tranquila quando me apercebi que na minha frente estava aquele senhor alto e de cabelo grisalho com quem eu arriscava falar o inglês. Era cliente de um amigo meu e na altura, eu andava no secundário e quando ele me encontrava a conversa era sempre a mesma:
"You have to study! Learn! You have to learn and  make money. Portugal it's a beautiful country to people like me. Look at me ... i'm old, i just wanna rest, Portugal it's a country for people like me. But you? you have to work and travel around the world."
Hoje, passados 3 anos,  reencontrei-o,  num mero acaso e a conversa foi a mesma, mas a única diferença é que hoje eu estudo fisioterapia e engraçado como uma pessoa que só me conhece de vista e de conversas corriqueiras,  ficou tão contente por eu não ter desistido de aprender. Ele tem razão, Portugal nos próximos anos não vai responder às necessidades de nós, jovens de hoje, tenhamos curso ou não.  É frustrante tirar uma licenciatura e acabar por exercer um trabalho que não aquele que gostaríamos, ou simplesmente receber uma miséria comparado com muito países da Europa e da América. Já comecei a mentalizar os meus pais que assim que terminar o meu curso vou procurar o meu cantinho. E com esta conversa, lembrei-me da minha professora Ilda Viegas, de quem tenho eterna saudade, que me dizia: " O mundo não é o quintal da tua casa...há mais para ver e conhecer".

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem duvida!
Ja gostei desse senhor :)